segunda-feira, 17 de abril de 2017

Presídios de Santa Catarina terá scanners corporal até o final do mês; E São Paulo?

 fonte: Blog do Pancho


Até o fim deste mês a revista pessoal dos visitantes na Penitenciária Industrial de Blumenau e do Presídio Regional da cidade deve ser substituída pelo scanner corporal.

Os equipamentos estão sendo instalados e nos próximos dias os servidores das unidades prisionais dos bairros Ponta Aguda e Passo Manso devem passar por capacitação para usar os aparelhos. A previsão dos diretores da penitenciária e do presídio é iniciar a operação do scanner ainda em abril.

A revista com o scanner é mais eficiente, rápida e digna. O aparelho é capaz de mostrar qualquer objeto estranho colocado sob as roupas ou no interior do corpo, além de evitar os constrangimentos pelos quais passam os visitantes de presídios e penitenciárias que não contam com o aparelho.

Em São Paulo, no ano de 2014, o governador Geraldo Alckmin criou uma lei que proibia a revista intima em visitantes. Porem ele mesmo deu o prazo de 6 meses para regulamentar a lei e comprar ou alugar os equipamentos, mas, mais uma vez, o governador não cumpriu com aquilo que ele próprio assinou em lei, e ate os dias atuais estamos mantendo a revista intima de forma padrão, tendo que se redobrar para evitar que ilícitos entre nas unidades prisionais do Estado, tendo em vista que as formas de burlar a vigilância tem se aprimorado e até a tecnologia tem ajudado a criminalidade nessas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por participar deste Blog!