sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Informações sobre o Motim no CDP Chácara Belém 1, ontem 16/02/2017

   Conforme informações de colegas que trabalham nesse CDP, foi que na parte da tarde chegou um preso no Raio 8 e tiveram uma conversa entre eles. Em seguida os detentos do pavilhão começaram a forçar as grades e quebrar algumas instalações do Raio, dando a entender que este tinha trazido algum "salve" pra que aquilo acontecesse.

   Disse também que o principal motivo desse motim foi que os detentos exigiam algo que pudesse amenizar o calor dentro das cela, como por exemplo Ventiladores. Como foi negado, eles começaram o motim.

   Vale ressaltar que dizemos que foi um Motim, porque não teve servidores de reféns, pois se tivesse seria uma Rebelião. 

   Conforme foi dito, a segurança que impediu que ficassem servidores rendidos foi a automação, que não permite que o ASP fique junto com o preso solto.

   Detentos dos outros pavilhões também quiseram "abraçar" a causa, mas como não tiveram sucesso e prontamente os ASPs trancaram as grades de acesso e foram para a área de segurança, desistiram. Mas os presos do Raio 8 já tinha quebrado algumas grades e estavam soltos no pavilhão.

   A ação rápida do GIR - Grupo de Intervenção Rápida, foi fundamental para conter o motim, pois em questão de minutos retomaram a ordem no Presidio.

Ontem ainda servidores disseram que o GIR voltaria hoje pra uma revista geral (blitz) no CDP, porem ate agora não conseguimos confirmar. 

Segundo a SAP, o CDP 1 tem capacidade pra 853 presos e hoje esta com a população carceraria de 2.052 detentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por participar deste Blog!